terça-feira, 9 de junho de 2009

Ring LED

Eu e o Fabio fizemos umas contas outro dia: um ring flash custa em média R$ 1700,00, um LED custa R$ 1,50. Fizemos um "Ring LED".


Ring LED


A luz é contínua e não muito forte, talvez porque usamos somente 18 LEDs grandes ao invés de trocentos LEDs pequenos, mas é muito parecida com a luz de um ring flash:


Ring LED


Ring LED
Para retratos não é uma solução tão incrível porque o autofoco não se mostrou tão eficiente, talvez pela potência baixa da luz ou ainda pela própria iluminação não fazer muitas sombras: o contraste fica baixo e portanto o sistema de autofoco não consegue detectar bem as bordas.
Para still a história é bem diferente:

Ring LED

Ring LED
Fixando a camera em um tripé a baixa potência da luz não é mais um problema (compensa-se aumentando o tempo de exposição) e variando a distância do "Ring LED" para o objeto a luz pode mudar loucamente: na primeira destas duas fotos o ring estava ao redor do objeto, encostado no chão, e na segunda estava ao redor da lente.
Bom, seguem umas fotos tosquissimas do "Ring LED":

Ring LED

Ring LED

Ring LED
A má noticia: depois de uma hora de uso um trio de LEDs parou de funcionar... troquei o LED queimado... mais uns minutos e pimba! Outro trio parou de funcionar. Decidimos pesquisar, afinal nem eu nem o Fábio sabemos nada de eletrônica além de que 3 LEDs de 4 Volts ligados em série precisam de uma alimentação de 12 Volts (ligamos 6 grupos de 3 LEDs em paralelo para o circulo todo). Encontrei informações aqui e aqui. Parece que precisamos de alguns LEDs novos e 6 resistores de 50 Ohms...

2 comentários: